• Daniela Burgonovo

Coxa vence na estreia do Brasileirão


Neste domingo (10), o Coritiba entrou em campo, no Couto Pereira, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2022, diante da equipe do Goiás. O time patrocinado pela Pro Tork estreou com o pé direito e venceu o time goiano pelo placar de 3 a 0. Alef Manga, Léo Gamalho e Andrey marcaram para o Coxa, que volta a campo no dia 17, na Vila Belmiro, contra o Santos. 


O jogo


Para a estreia no Brasileirão, o técnico Gustavo Morínigo pode contar com dois novos reforços que foram anunciados pelo clube, o atacante Fabrício Daniel e o meia Matías Galarza. O Coxa começou com: Alex Muralha, Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán, Egídio, Willian Farias (Val), Andrey, Thonny Anderson (Régis), Igor Paixão, Alef Manga (Fabricio Daniel) e Léo Gamalho (Guillermo).


O Coritiba começou a partida indo pro ataque em busca da vitória para começar o Brasileiro com o pé direito. Aos 4 minutos, Egídio cobrou falta fechada e o goleiro saiu para defesa. O Coxa estava embalado e o primeiro gol não demorou para sair, aos 9 minutos, Alef Manga recebeu a bola, a zaga tentou tirar mas o atacante mandou para o fundo da rede. 


A próxima chegada do Verdão foi aos 24 minutos, Igor Paixão cobrou falta fechada, a bola passou raspando pelo travessão e saiu por cima da meta do Goiás. Na jogada seguinte, Igor Paixão tirou o ‘uh’ do torcedor coxa-branca, aos 26 minutos, o atacante driblou o marcador e cruzou para Léo Gamalho, o camisa 9 finalizou rápido mas o goleiro defendeu com o pé, a sobra parou nos pés de Andrey que chutou de longe e forte, a bola saiu pela linha de fundo.


Chegando com velocidade, o Coxa explorava os contra-ataques e pressionava a zaga do adversário. Aos 33 minutos, Igor Paixão recebeu pela esquerda, driblou o zagueiro do Goiás mas na finalização foi travado pela defesa. Fim de primeiro tempo.


Na segunda etapa, o torcedor presente no Couto Pereira viu o Verdão ampliar o placar logo no primeiro minuto, após falta cobrada por Egídio, Léo Gamalho aproveitou a sobra da bola e mandou para o fundo das redes. 2x0 Coxa!


O Verdão continuava pressionando, mas o Goiás encontrou uma oportunidade aos 13 minutos e Alex Muralha fez uma grande defesa evitando o gol do adversário. O Coxa voltou a chegar com perigo aos 38 minutos, Léo Gamalho fez um lindo passe para Régis que saiu livre pela área e finalizou, o goleiro adversário saiu para defesa.


A partida que estava pouco movimentada, voltou a empolgar a torcida, o Coxa foi pro ataque e o terceiro gol saiu. Aos 45 minutos, Andrey recebeu passe e chutou de fora da área e mandou uma bomba para estufar a rede do Goiás, 3x0 Coxa! Com o apito final, vitória coxa-branca no Alto da Glória. 


O Coritiba tem o patrocínio da Pro Tork - a maior fabricante de motopeças da América Latina e líder mundial na produção de capacetes.